Microsoft® Security Essentials 4.0 para download gratuito


A Microsoft® acaba de lançar a versão 4.0 do seu pacote de segurança Microsoft® Security Essentials.
O pacote é oferecido por download gratuito, sem exigência de registro. Oferece proteção contra vírus, spywares e malwares, além de erguer firewall em sistemas desprotegidos.

Ao apresentar um antivírus gratuito e de fácil instalação, a Microsoft® permitiu o acesso de milhões de usuários a uma solução de proteção, aliviando o tráfego de mensagens inoculadas com vírus e ajudando a reduzir os zumbis da internet.

Clique aqui para ir à página de download do Microsoft Security Essentials 4.0.


Visite Sinco.net

Como se fabrica um drive Seagate®

Seagate Storage Solution Provider
Para celebrar a marca de 1 bilhão de drives fornecidos, a Seagate® publicou um vídeo mostrando as fases de produção das unidades atuais, com imagens de diversos processos industriais.

Seagate Storage Solution Provider





Link para o vídeo: http://youtu.be/5gpcdV4VL3Y


Visite Sinco.net

Dica S2600CP: É necessário o segundo processador para reconhecer toda a memória do sistema

S2600CP
Alertamos aos usuários das placas de servidor Intel® S2600CP2 e S2600CP4 (Canoe Pass) que a presença do segundo processador é mandatória para que sejam habilitados os últimos bancos de memória (E1/E2, F1/F2, G1/G2 e H1/H2), bem como o quinto slot PCI-E (Slot5).

Como podemos notar no diagrama abaixo, cada processador mantém comunicação com 4 canais duplos de memória (8 slots). Dessa maneira, mesmo havendo 16 slots de memória na placa mãe, o usuário não consegue popular todos os slots caso possua apenas 1 processador.
Havendo apenas um processador, ao preencher os 16 slots de memória o usuário perceberá que apenas os oito primeiros serão contadas pelo sistema.
Para que os dezesseis slots sejam plenamente reconhecidos é imprescindível a presença do segundo processador.
S2600CP diagrama de chipset

Ainda nesse diagrama é possível notar que o quinto slot PCI-E (slot mais distante dos processadores) é comunicado diretamente com o segundo processador.
Tal qual ocorre com os bancos de memória, esse slot só será iluminado caso hajam dois processadores.
Havendo apenas 1 processador no servidor o usuário notará que qualquer placa conectada ao slot 5 não será reconhecida!

S2600CP Slot5 PCI-E

Essa informação está presente na documentação técnica da placa mãe e, sobretudo, deve ser ressalvada pelo fabricante do servidor quando ocorrer a integração de apenas um processador.

Uso de apenas 1 processador em plataformas biprocessadas:
Apesar de bem menor que no passado, ainda ocorre uma discreta parcela de usuários que questionam sobre adquirir uma plataforma biprocessada porém, visando economia de custos, embarcando apenas 1 processador Xeon®.
Essa opção de compra é fortemente desencorajada, uma vez que todos os custos que envolvem a preparação para equipamentos biprocessados serão envolvidos (placa mãe com 2 soquetes, fonte com alimentação para 2 processaores, gabinetes de dimensões maiores etc) em contrapartida, a única economia será o custo do segundo processador.
Visitando modelos de Workstations e Servidores, e atentando aos custos avulsos de cada processador, é fácil perceber que o custo de 1 processador oscila entre 10% e 25% do valor total do equipamento e, por se tratar de abdicar do segundo processador, representa abrir mão de 50% do poder de processamento. Sumarizando: Uma economia de 10% a 25%, em detrimento de 50% de perda (ou "não ganho") de desempenho, não é uma escolha indicada.
Uma parcela ainda mais reduzida de usuários crê que a aquisição de um modelo biprocessado com apenas 1 processador assegurará um crescimento futuro (upgrade para o segundo processador). Essa expectativa precisa ser controlada, pois não se trata apenas de adquirir um segundo processador! Para uso em paralelo é mandatório que os 2 processadores tenham sido fabricados com o mesmo Stepping Code (vulgo "SL number"). Como o Stepping Code sofre alterações sazonais (como revisões de fabricação), a tarefa de obter um segundo processador com o mesmo "SL Number" do primeiro acaba comprometendo os planos de upgrade do usuário.
Visite Sinco.net

Referências de Consumo para Servidores de Virtualização Dual Xeon® E5-2650 8-Core

Xeon E5-2650 8-Core

Apresentamos as referências de consumo para Servidores de Virtualização baseados nos processadores Intel® Xeon® E5-2650 (8-Core com HT).
Seguindo a metodologia adotada em avaliações anteriores, arbitramos uma configuração e medimos o consumo máximo alcançado pelo sistema completo - com 100% de uso de CPU e varredura total dos HDs (em simultâneo ao uso de CPU).

Alertamos para o fato de que essa carga de trabalho é artificial - uma vez que seria raro um usuário demandar 100% de uso durante as 24 horas do dia - todavia, é uma referência de custo mensal com energia elétrica.
Power Meter Kill-a-Watt
Configuração avaliada :
» 02 processadores Intel® Xeon® E5-2650 (8-Core com HT)
» Placa Intel® Server S2600CP4 (Canoe Pass)
» 128GB de RAM (populados através de 16 módulos de 8GB Kingston® DDR3/1333)
» 01 SSD Intel® de 120GB, série 520, para carga do Sistema Operacional.
» 24 (vinte e quatro) Hard Disks Seagate® Barracuda ST500DM002
» Controladora Intel® RS2SG244 com 512MB de Cache
» 4 Saídas de Rede GbE i350 (PowerVille) onboard
» 02 (duas) Placas de Rede Intel® EXPI9402PT (Dual Port GbE) adicionais
» Chassis Nilko® NK550EATX-HD
» Fonte PFC Ativo, 80+, 1.000Watts

Xeon E5-2650 com 32 Cores

Simulando carga máxima de trabalho:
Estressamos os processadores (uso intenso de CPU) rodando wPrime Benchmark 2.06 enquanto o HD Tune Pro 5.0 exigia o uso dos discos rígidos no volume RAID.

Consumo máximo alcançado (varredura de HDs + uso de CPU): 498Watts
Consumo médio alcançado em 8horas de atividade (horário comercial): 252Watts

Ficou curioso? Visite nosso site: Servidores.com.br

Mais imagens ilustrando a configuração (álbum online):

Servidor 128GB RAM

RAID 24 HDs RS2SG244

8 Saídas de Rede GbE

Veja também: Referências de Consumo para Servidores Dual Xeon® E5-2600 Sandy Bridge

Visite Sinco.net

PEC do e-commerce pode ser votada em breve, pondo fim à guerra fiscal criada pelo Protocolo 21

Leão
Há um esforço do governo para tentar aprovar com celeridade o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 103/11, visando o fim da guerra fiscal do e-commerce através da regulamentação das alíquotas de ICMS para vendas não presenciais (via internet,  pedidos por e-mail, e-commerce, telemarketing, catálogo, televendas, etc).



Para os não familiarizados com a hostilidade fiscal ao e-commerce, em abril de 2011 postamos a respeito do protocolo 21 - assinado por 17 estados - onde foi criada uma bitributação para compras via internet.

A PEC103 tem o intuito de corrigir o grave desequilíbrio na arrecadação do ICMS, alterando  a cobrança de ICMs nas compras realizadas pela Internet, o chamado e-commerce.
A PEC estabelece que a receita do ICMS gerado no ato da compra será partilhada entre os estados onde reside o consumidor final e o estado responsável pela venda.

Sobre a PEC103/2011
"Acrescenta o inciso VIII-A ao § 2º do art. 155 da Constituição Federal, para modificar a sistemática de cobrança do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação incidente sobre as operações e prestações realizadas de forma não presencial e que destinem bens e serviços a consumidor final localizado em outro Estado."
Visite Sinco.net

Solução Térmica BXSTS200C para processadores Intel® Xeon® E5-2600

BXSTS200C
Alguns usuários notaram a incrível semelhança entre as soluções térmicas BXSTS100C (para processadores Xeon® 5600 / LGA1366) e os novos BXSTS200C (para processadores Xeon® E5-2600 / LGA2011).
Para um olhar menos atento pode-se confundir as duas unidades, mas o antigo modelo BXSTS100C não é compatível com as novas placas S2600 e, portanto, com os processadores Intel® Xeon® E5-2600 (LGA 2011).

Para evitar montagens inapropriadas, a Intel® aplicou uma medida de rosca diferente (passo e diâmetro) nas novas placas de servidor e, por conta disso, a antiga solução não rosqueia nos berços das placas novas.

Baseado no sistema de heat-pipes de convecção, o novo modelo conta com ventoinha de 7cm, dotada de conector de energia de 4 pinos (PWM). Como novidade traz uma alma de cobre com massa maior, suportando processadores com TDP máximo de 150W.
O modelo combo da versão anterior (BXSTS100C) limitava-se a suportar TDP máximo de 130W.
Resumindo :
Processadores Intel Xeon 5600 da série E : Solução Térmica BXSTS100A
Processadores Intel Xeon 5600 da série X : Solução Térmica BXSTS100C
Processadores Intel Xeon E5-2400 : Solução Térmica BXSTS100C
Processadores Intel Xeon E5-2600 : Solução Térmica BXSTS200C

Veja também: Soluções Térmicas BXSTS100A e BXSTS100C para Xeon 5500 e 5600

Visite Sinco.net

Tivemos um verão bem mais ameno...

Um verão mais ameno
Havia uma percepção de que esse verão tinha sido mais brando... Com o final do primeiro trimestre tabulamos os relatórios referentes a Q1/2012 e confirmamos que nossa percepção estava correta.
Os chamados de suporte referentes a temperatura foram incrivelmente menores esse ano!

63% abaixo de 2011 !
Para efeito de comparação ano a ano, adotamos uma métrica baseada em número de chamados por milhar, ou seja, independente do volume de servidores comercializados em 2011 ou 2012, o número de chamados por milhar oferece um percentual inelástico, servindo de base para a comparação.
O número de chamados relacionados com temperatura foi 63% menor no primeiro trimestre de 2012 em comparação ao mesmo trimestre de 2011.

Isso é bom, ou ruim?
Depende! Como publicamos em julho de 2011 - no artigo Inverno ou verão. E a temperatura dos servidores - os chamados de suporte podem ser confundidos com defeito de hardware, ou não!
Se um servidor passa nove meses do ano sem emitir alertas térmicos e, logo durante os três meses de verão começa a alarmar, em geral instruímos ao gestor de TI que reveja o controle térmico de seu Datacenter, pois fica evidente que os sistemas de ar-condicionado não estão dando conta de manter o DC em temperatura estável.

Como será o próximo verão?
Visite Sinco.net

Referências de Consumo para Servidores Dual Xeon® E5-2600 Sandy Bridge

Referências de Consumo para Servidores Dual Xeon® E5-2600 Sandy Bridge

Agregando mais informação ao lançamento dos Servidores baseados nos processadores Intel® Xeon® E5-2600 (Sandy Bridge), apresentamos as referências de consumo para esses novos modelos.
Para tal, seguimos a metodologia adotada em avaliações anteriores já postadas aqui no Blog.
Arbitramos uma configuração e medimos o consumo máximo alcançado pelo sistema completo - com 100% de uso de CPU e varredura total dos HD´s (em simultâneo ao uso de CPU).

Alertamos para o fato de que essa carga de trabalho é artificial - uma vez que seria raro um usuário demandar 100% de uso durante as 24 horas do dia - todavia, é uma referência de custo mensal com energia elétrica.
Configuração avaliada :
» 02 processadores Intel® Xeon® E5-2630 (6-Core com HT)
» Placa Intel® Server S2600CP4 (Canoe Pass)
» 128GB de RAM (populados através de 16 módulos de 8GB Kingston® DDR3/1333)
» 02 (dois) Hard Disks Seagate® Barracuda ST500DM002
» Fonte Nilko® PFC Ativo, 80+, 500Watts
Processadores Xeon E5-2630 com HT

Simulando carga máxima de trabalho:
Estressamos os processadores (uso intenso de CPU) rodando wPrime Benchmark 2.06 enquanto o HD Tune Pro 5.0 exigia o uso dos discos rígidos no volume RAID.

Consumo máximo alcançado (varredura de HDs + uso de CPU): 245Watts

Ficou curioso? Visite nosso site: Servidores.com.br

Veja também: Referências de Consumo para Servidores de Virtualização Dual Xeon® E5-2650 8-Core

Visite Sinco.net