Migração dos processadores Xeon® E3-1200 Sandy Bridge para Xeon® E3-1200V2 Ivy Bridge

Servidores Sinco Beartooth Pass Xeon E3-1200V2

A partir de 03 de setembro será concluída a migração total dos processadores Intel® Xeon® E3-1200 (Sandy Bridge) para os novos modelos Intel® Xeon® E3-1200V2 (Ivy Bridge).
Os novos processadores são baseados no núcleo de arquitetura Ivy Bridge e gravados em litografia de 22nm (versus 32nm dos modelos Sandy Bridge).
A nova arquitetura permite entregar mais clock com menos dissipação térmica.

Servidores Sinco Beartooth Pass Xeon E3-1200V2

Como podemos notar na tabela abaixo (clique para ampliar), os novos processadores Intel® Xeon® E3-1200V2 mantém 4-Cores com tecnologia HT e apresentam como vantagens mais notórias a queda do TDP (total de Potência Dissipada) de 80w para 69w e o incremento de clock por núcleo:

Xeon® E3-1230 de 3.2Ghz evolui para Xeon® E3-1230V2 a 3.3GHz;
Xeon® E3-1240 de 3.3Ghz evolui para Xeon® E3-1240V2 a 3.4GHz;
Xeon® E3-1270 de 3.4Ghz evolui para Xeon® E3-1270V2 a 3.5GHz;

Comparativo de processadores Xeon E3-1200 V2

Comercialmente a vantagem para o usuário é o fato dos novos processadores V2 apresentarem os mesmos custos dos antecessores! Dessa forma, os equipamentos que vinham sendo cotados com processadores Sandy Bridge serão entregues com o respectivo sucessor Ivy Bridge sem qualquer ônus para o usuário final!

As placas mães com suporte aos processadores V2 já vinham sendo comentadas na postagem: S1200BTS vs. S1200BTSR - Intel Server Boards, um "R" para "Refresh"

Essa migração também afeta as Workstations Deer Flat, já que as mesmas também são baseadas nos processadores Xeon® E3-1200 HT.
Tal qual ocorre nos servidores Beartooth Pass, a migração ocorrerá a partir de 03 de setembro, sem ônus para o usuário final. Modelos cotados com Sandy Bridge serão entregues com o modelo Ivy Bridge correspondente!

Por que a Sinco não comercializa o Xeon® E3-1220?
Como já citamos em postagem anterior, os processadores de Xeon® E3-1220 (e sua versão E3-1220V2) não possuem a tecnologia HT (Hyper-Threading) e, por isso, a economia que esses processadores representam não justifica a perda de desempenho que a ausência de HT ocasiona a um servidor!

Visite Sinco.net

Seagate finaliza compra da LaCie

Seagate Lacie
Após um processo que vinha caminhando desde maio desse ano, finalmente, foi concluído o processo de compra de 64,5% do controle acionário da marca francesa LaCie por parte da Seagate.
Na operação o ex-CEO da LaCie, Philippe Spruch, assume o comando da divisão de consumo da Seagate.


Renomada por suas soluções de armazenamento com design arrojado (a marca tem modelos assinados por Philippe Starck e Neil Poulton) a LaCie passa a agregar valor à linha de consumo da Seagate, além de aportar profissionais de peso ao desenvolvimento de software da Seagate.
A linha premium LaCie Seagate continuará sendo vendida sob a chancela da marca francesa nas lojas Apple, inclusive no Brasil.
Visite Sinco.net

Referências de Consumo para Workstations Dual Xeon® E5-2600 Copper Pass

Workstations Copper Pass Dual Xeon E5-2600 8-Core

Apresentamos as referências de consumo para Workstations Copper Pass baseadas nos processadores Intel® Xeon® E5-2600 (6-Core / 8-Core).
Seguindo a metodologia adotada em avaliações anteriores, arbitramos uma configuração e medimos o consumo máximo alcançado pelo sistema completo - com 100% de uso de CPU e varredura total dos HDs (em simultâneo ao uso de CPU).
Sobre essa mesma configuração variamos os processadores e os discos rígidos (HDDs), de forma a proporcionar uma visão mais ampla do consumo.

Alertamos para o fato de que essa carga de trabalho é artificial - uma vez que seria raro um usuário demandar 100% de uso durante as 24 horas do dia - todavia, é uma referência de custo mensal com energia.
Power Meter Kill-a-Watt
Configuração BASE:
» Placa Intel® DBS2600COE (Copper Pass).
» 128GB de RAM (populados através de 16 módulos de 8GB Kingston® DDR3/1333).
» 01 SSD Intel® de 120GB, série 520, para carga do Sistema Operacional.
» 01 Placa de vídeo nVidia GT620 (modelo básico, sem requerimento de alimentação adicional).
» 4 Saídas de Rede GbE i350 (PowerVille) onboard.
» Chassis Intel® SC5650WS com Fonte PFC Ativo, 80+, de 1.000Watts.

Configuração 1:
A base acima, recebendo 02 processadores Intel® Xeon® E5-2620 (6-Core com HT @ 2.00GHz) e apenas o SSD já informado.

Configuração 2:
A base acima, recebendo 02 processadores Intel® Xeon® E5-2690 (8-Core com HT @ 2.90GHz) e, além do SSD de boot, mais 02 discos rígidos Seagate® de 2TB/7200, modelo ST2000DM001.

Simulando carga de trabalho:
Chamamos de Consumo Leve a medição obtida durante navegação em página Web, sem qualquer programa adicional rodando em segundo plano.
Chamamos de Consumo Máximo a medição obtida enquanto os processadores são estressados (uso intenso de CPU) com o auxílio do programa wPrime Benchmark 2.06, em simultâneo à execução do programa HD Tune Pro 5.0 exigindo uso do SSD na configuração 1 e do SSD em conjunto com os discos rígidos na configuração 2.

Configuração 1: Consumo Leve alcançado (navegação web): 130Watts
Configuração1: Consumo Máximo alcançado (varredura de SSD + uso de CPU): 252Watts

Configuração 2: Consumo Leve alcançado (navegação web): 155Watts
Configuração2: Consumo Máximo alcançado (varredura de SSD/HDDs + uso de CPU): 468Watts

Placa de vídeo:
Cabe ressaltar que a configuração avaliada era dotada de uma placa de vídeo básica, a qual não demandava alimentação dedicada. Dessa maneira, os resultados obtidos acima servem de referência para que o usuário perceba o incremento de consumo quando variando processadores e discos rígidos.
A placa de vídeo eleita pelo usuário para alta produtividade gráfica somará seu consumo às referências obtidas acima!
Workstations Dual Xeon® E5-2600 Copper Pass

Outras medições de consumo:
Referências de Consumo para Workstations Xeon® E3-1200 Deer Flat
Referências de Consumo para Servidores Dual Xeon® E5-2600 Sandy Bridge

Visite Sinco.net

Microsoft atualiza seu logo após 25 anos

Microsoft
O novo logo inspira-se nos princípios de design dos novos produtos, enquanto preserva a herança de valores de marca, fontes e cores.

O logo é formado por dois componentes: o logotipo e o símbolo. Para o logotipo foi eleita a fonte Segoe, a mesma fonte usada na linha de produtos e nas comunicações de marketing. Já o símbolo, formado por quatro quadrados coloridos, tem a intenção de expressar o portfólio diversificado de produtos da companhia.
Logo Microsoft - Estrutura
Segundo Jeff Hansen, gerente geral de estratégia de marca da Microsoft, "agora é o momento perfeito para uma mudança. Este é um ano incrivelmente excitante para a Microsoft e nós preparamos o lançamento de novas versões de quase todos os nossos produtos. Do Windows 8 ao Windows Phone 8 e aos serviços Xbox, passando pela próxima versão do Office, você verá uma aparência comum em todos esses produtos, oferecendo uma experiência familiar e única em PCs, smartphones, tablets e TVs. Essa onda de novos lançamentos não é só uma "reimaginação" de nossos produtos mais populares, mas representa também uma nova era para a Microsoft. Assim, nosso logo deve evoluir para acentuar visualmente esse novo começo".


Fonte: http://www.microsoftinsidersbrasil.com.br/BlogMicrosoftBrasil.aspx?cod=534


Visite Sinco.net

S1200BTS vs. S1200BTSR - Intel Server Boards, um "R" para "Refresh"

Intel Server Board
Com o lançamento dos processadores Intel® Xeon® em litografia de 22nm (famlia E3-1200V2 Ivy Bridge) as placas de servidor com chipsets C202 e C206 receberam uma atualização de BIOS para compatibilidade com essa nova série de processadores.
Seguindo o padrão de nomenclatura da Intel®, os modelos aderiram a letra "R" ao final dos modelos, saltando de S1200BTS para S1200BTSR e de S1200BTL para S1200BTLR.

O sufixo "R" significa "Refresh", indicando que esses modelos foram renovados para suportarem os processadores V2 (Ivy Bridge).
Em modelos sem o sufixo "R", basta atualizar BIOS para que a placa seja compatível com os novos processadores.
É importante lembrar que os modelos renovados mantiveram o mesmo custo dos anteriores, uma vez que a matriz de custos não sofreu dilatação quando do lançamento dos modelos "R".

Refurbished ou Retail? 
Outro fato que nos motivou a publicar esse artigo foi a necessidade de esclarecer alguns boatos que surgiram em fóruns de tecnologia, nos quais usuários informavam que os modelos "R" seriam "Refurbished", ou seja, recondicionados!
Já em sites de e-commerce não especializado o "R" já foi descrito como "retail", ou seja, um modelo para venda no varejo.
Ambas as situações são completamente infundadas, posto que os modelos "R", além de NÃO serem recondicionados, são a melhor opção de compra mesmo para aqueles que estejam adquirindo servidores com processadores Sandy Bridge (E3 sem a versão V2), uma vez que as placas estariam prontas a suportarem um upgrade para os processadores em litografia de 22nm.
A mesma negativa cabe aos lojistas que tratam o produto como "Retail", já que os modelos S1200BTS e S1200BTL sempre foram produtos BOX, destinados ao varejo de servidores, portanto, sempre foram "Retail".
Servidores Xeon E3-1200 Beartooth Pass

Nossa linha de Servidores Beartooth Pass já é integrada com placas "Refresh" e suporta modelos V2 de 22nm (Ivy Bridge):
Servidores em Torre Beartooth Pass com processadores Intel® Xeon® E3-1270V2
Servidores em Rack Beartooth Pass com processadores Intel® Xeon® E3-1270V2

Na imagem abaixo (clique para ampliar) é possível perceber que os modelos S1200BTS e S1200BTSR são informados como o mesmo modelo, ou seja, S1200BTS (indicados pelas setas em vermelho).
Também é possível perceber que ambas as placas tiveram a mesma data de embalagem (Pack Date: 17 de abril de 2012).
S1200BTS e S1200BTSR

Visite Sinco.net

Workstations Copper Pass Dual Xeon® E5-2600

Workstations Copper Pass Dual Xeon® E5-2600
A família de Workstations SINCO modelo Copper Pass vem de encontro às necessidades de diversos segmentos por Workstations de alto desempenho de processamento, elevada capacidade de memória e capacidade flexível de I/O através do uso híbrido de HDs mecânicos e/ou unidades sólidas SSD.

Processadores Intel® Xeon® E5-2600:
Nessa linha de estações é possível trabalhar com até 02 (dois) Processadores Xeon® E5 da família 2600. Com a tecnologia Hyper-Threading™ as versões 6-Core e 8-Core poderão entregar, em sistemas biprocessados, até 32 núcleos de processamento (conforme ilustrado na imagem abaixo, onde o sistema possui 2 processadores 8-Core com HT™, perfazendo 32 Cores).

Processadores Intel® Xeon® E5-2600

Uso de apenas 1 processador em plataformas biprocessadas:
Apesar de bem menor que no passado, ainda ocorre uma discreta parcela de usuários que questionam sobre adquirir uma plataforma biprocessada porém, visando economia de custos, embarcando apenas 1 processador Xeon®.
Essa opção de compra é fortemente desencorajada, uma vez que todos os custos que envolvem a preparação para equipamentos biprocessados serão envolvidos (placa mãe com 2 soquetes, fonte com alimentação para 2 processaores, gabinetes de dimensões maiores etc) em contrapartida, a única economia será o custo do segundo processador.
Visitando modelos de Workstations e Servidores, e atentando aos custos avulsos de cada processador, é fácil perceber que o custo de 1 processador oscila entre 10% e 25% do valor total do equipamento e, por se tratar de abdicar do segundo processador, representa abrir mão de 50% do poder de processamento. Sumarizando: Uma economia de 10% a 25%, em detrimento de 50% de perda (ou "não ganho") de desempenho, não é uma escolha indicada.
Uma parcela ainda mais reduzida de usuários crê que a aquisição de um modelo biprocessado com apenas 1 processador assegurará um crescimento futuro (upgrade para o segundo processador). Essa expectativa precisa ser controlada, pois não se trata apenas de adquirir um segundo processador! Para uso em paralelo é mandatório que os 2 processadores tenham sido fabricados com o mesmo Stepping Code (vulgo "SL number"). Como o Stepping Code sofre alterações sazonais (como revisões de fabricação), a tarefa de obter um segundo processador com o mesmo "SL Number" do primeiro acaba comprometendo os planos de upgrade do usuário.

Processadores Xeon E5-2690
Memória:
Com 16 slots de memória, essa família de workstations permite configurações até o limite de 512GB, através de módulos DDR3 com ou sem ECC; registradas, ou não.
Em um cenário prático sugerimos configurações:
Até 64GB populando 16 slots com módulos de 4GB;
Até 128GB populando 16 slots com módulos de 8GB;
E até 128GB populando 16 slots com módulos de 8GB ECC Registrados.
Acima de 128GB serão necessários módulos de 16GB ECC/REG. 
Na imagem abaixo ilustramos 64GB atingidos através de 16 módulos de 4GB.

IMPORTANTE: Os slots de memória são atrelados aos processadores, sendo 8 slots para cada processador. Portanto, para reconhecer a totalidade de slots é necessário o uso de 2 processadores.
Capacidade de Memória DBS2600COE
Interfaces de Rede GbE, FireWire e Áudio:
As estações Copper Pass são dotadas de 04 (quatro) interfaces de rede Intel® PowerVille i350 10/100/1000 (Gigabit), através das quais é possível agregar link e, com isso, obter elevada taxa de tráfego de rede (Quad Gigabit).
Muitos usuários clamavam por mais saídas GbE nas workstations (as quais, em geral, embarcavam apenas uma ou duas interfaces de rede), pois são equipamentos empregados na manipulação de grandes arquivos (vídeos, animações, grandes imagens, etc) e, uma vez que o recurso de Link Aggregation seja permitido em seus switchs, é possível trafegar grandes arquivos sem degradação de desempenho.
A placa mãe S2600COE traz uma saída Firewire 1394b no painel traseiro. Não há conexão frontal.
As estações Copper Pass não trazem áudio incorporado. Para usuários profissionais, sugerimos a aquisição de uma placa de áudio PCIe. Para usuários sem demandas especiais de áudio, basta aderir uma interface de áudio USB.
04 interfaces de rege gigabit i350
I/O : SSD e/ou HDD
As workstations trazem 2+4+4 portas SATA, sendo:
02 Portas SATA 6Gbps nativas (sugeridas para uso de SSD)
04 Portas SATA 3Gbps nativas (sugeridas para uso de HDs mecânicos)
e 04 portas SATA 3Gbps ativadas através de chaves de ativação comercializadas como opcionais.
Através desses arranjos de discos é possível obter configurações de I/O de diversas formas, envolvendo unidades mecânicas de HD e unidades SSD (drives sólidos).
Na imagem abaixo nota-se o índice de desempenho do windows® atribuído a um volume baseado em SSD Intel® de 120GB da Série 520:
SSD 120GB com índice de desempenho 8,1
Gabinete e Fonte:
Integradas no chassis Intel® SC5650WS as estações contam com excelente circulação interna e baixo nível de ruído (perceptível quando há elevada demanda de processamento, já que os ventiladores atuam dinamicamente e, portanto, atingem altas rotações quando o processamento atinge a marca de 100%).
Esses chassis possuem uma fonte PFC Ativo de 1000Watts, capaz de entregar potência a um sistema com 2 processadores Intel® Xeon® E5-2690 (8-Core), 128GB de RAM, 06 HDDs mecânicos de 7200RPM e 02 placas de vídeo de alto consumo (modelo de referência nVidia GTX 570) sem atingir 60% de carga!

Workstations Copper Pass Dual Xeon® E5-2600

Referências de Consumo:
Realizamos medições de consumo em modelos biprocessados Xeon E5-2620 (6-Core) e modelos biprocessadores Xeon E5-2690 (8-Core).
As medições foram publicadas na postagem: Referências de Consumo para Workstations Dual Xeon® E5-2600 Copper Pass
Visite Sinco.net