Tecnologia Hyper-Threading + Turbo Boost

Xeon 5600 Westmere
Muitos usuários ficam surpresos quando percebem 24 núcleos em um servidor Dual Xeon® 6-Core!
Sim, sem dúvida essa é uma surpresa agradável, mas é importante explicarmos a diferença entre 12 núcleos físicos e 24 núcleos lógicos.
Os processadores Intel® Xeon® com tecnologia HT (Hyper-Threading) têm essa capacidade de simularem 2 núcleos lógicos para cada núcleo (core) físico. Dessa maneira, em servidores com 2 processadores 6-Core o usuário se deparará com 24 processadores quando olhar o Gerenciador de Dispositivos do Windows®.
Abaixo reproduzimos uma captura de tela de um servidor dotado de 2 processadores Intel® Xeon® X5650, ora com HT ativado, ora desativado:
X5650 com HT - Gerenciador de DispositivosX5650 SEM HT - Gerenciador de Dispositivos
A grande vantagem para o usuário que habilita a tecnologia Hyper-Threading é a maneira otimizada como os processadores com HT receberão e processarão as tarefas (as threads, daí o nome Hyper-Threading).
Como as operações normais de um servidor são um acúmulo de várias tarefas (por isso os sistemas operacionais são multi-tarefa), o servidor recebe várias threads de processamento e, usando as janelas de ociosidade entre as sequências de processamento, os processadores Xeon® usam os núcleos lógicos do HT para dinamizarem o processamento e, com isso, concluírem as tarefas em menos tempo.
Resumindo, quando um servidor Dual Xeon® 6-Core mostar 24 núcleos de processamento, trata-se de um equipamento com 12 núcleos físicos que, através da tecnologia Hyper-Threading entregou 24 núcleos lógicos de processamento (exemplo abaixo: um mesmo servidor com a tecnologia HT habilitada e desabilitada)
Os ganhos reais de performance variarão conforme o Sistema Operacional e os aplicativos rodados no servidor (aplicativos mais modernos já são otimizados para HT), dessa maneira, o usuário perceberá variações de 30% até 100% de incremento de rendimento.

E quando uma aplicação está otimizada para Força Bruta vs. Lógica?
Há aplicações onde o mais importante é o clock nominal do processador, não importando o número de núcleos. 
Para esses cenários a Intel® desenvolveu uma tecnologia muito interessante, o Intel® Turbo Boost.
Xeon 4-Core Lynnfield Turbo Boost
Através da tecnologia Turbo Boost os processadores Intel® Xeon® têm a capacidade de aumentarem o clock dos núcleos de maneira distinta, entregando um clock mais alto para o núcleo (core) que estiver com maior demanda de processamento.
Um processador Intel® Xeon® X5680, por exemplo, tem clock nominal de 3.33GHz e alcança 3.60GHz em modo turbo.
Interessante é o fato dessa tecnologia manejar os núcleos conforme a demanda, sem a necessidade de parametrização por parte do usuário; ou seja, o usuário não precisa definir se determinada aplicação utilizará mais clock, nem sobre qual núcleo (core) isso incidirá. O processador "perceberá" a necessidade de deslocar mais frequência para um núcleo tão logo esse receba uma carga de processamento (note as 2 barras da direita na figura acima) e, mesmo que todos os núcleos estejam operando a 100% da frequência nominal, a tecnologia Turbo Boost permite que seja aplicada uma "injeção" de clock momentânea em todos os núcleos, visando concluir logo com a tarefa (note as 4 barras do meio na figura acima).
Para muitos usuários isso é interpretado como um "overclock". Não deixa de ser! Porém, diferente de um overclock forçado pelo usuário, a tecnologia Turbo Boost comanda de forma dinâmica o aumento de clock, respeitando frequências máximas, poupando os limites do processador e, sobretudo, de maneira pontual, agindo somente em momentos de necessidade.
Xeon 4-Core Lynnfield Turbo Boost


O vídeo abaixo, apesar de ser da linha de processadores Core i5, também é uma forma interessante de ilustrar a maneira como a tecnologia Turbo Boost funciona:


Visite Sinco.net