Mesmo fora de linha, fabricantes insistem em oferecer processadores obsoletos no Brasil

Xeon 5600 Westmere
Estamos praticamente em 2012 e o número de cotações solicitando servidores com processadores Xeon® 5500 "Nehalem" ainda nos causa espanto!
Mesmo tendo migrado dos antigos processadores Xeon® 5500 para os atuais Xeon® 56xx (Westmere) em junho de 2010, diariamente ainda recebemos usuários que especificam servidores baseados na família antiga.
Identificamos dois principais motivos para essa insistência nos modelos antigos. Uma entendemos... A outra repudiamos...

Licitações com modelos antigos...
Mesmo não atendendo a compras governamentais, atendemos uma efervescente gama de revendas atuantes nesse segmento. Nesse caso entendemos que as especificações dos editais tenham sido desenhadas há quase 2 anos e, portanto,  basta evoluir a especificação para a família Xeon® 5600 Westmere, pois são processadores superiores e atenderão a todos os requisitos da família anterior com sobra de vantagens.

Multinacionais sugerindo processadores encalhados...
Já em usuários de empresas privadas e projetos corporativos, temos notado que a especificação com modelos obsoletos tem origem em multinacionais que oferecem no Brasil seus processadores encalhados no primeiro mundo.
Pode parecer incrível, mas o brasileiro sabe que as indústrias automobilísticas, eletrônica e de eletrodomésticos usam dessa prática há décadas.
Quando um produto sai de linha no mercado do primeiro mundo, essas indústrias trazem seus modelos obsoletos para venda no Brasil.
Pelo o que temos notado algumas multinacionais da área de TI vem adotando essa mesma prática, trazendo para o Brasil seu inventário de processadores "encalhados" e vendendo-os por aqui como produtos de ponta!
É lamentável, mas a prática tem se tornado muito comum, principalmente após o declínio do volume de vendas de 2008/2009.

Tabela comparativa com processadores Intel Xeon E5520 Nehalem, E5620 Westmere, X5550 Nehalem e X5650 Westmere
Argumentos pelo preço...
Clicando na tabela acima o usuário pode perceber o comparativo entre processadores Xeon® 5520/5620 e 5550/5650.
É fácil perceber que os modelos 5500 foram lançados em 2009 e os modelos 5600 em 2010.
É fácil notar, também, que os processadores 56xx são superiores em clock, tamanho do cache, número de núcleos (cores), litografia, etc...
Todavia, prestando atenção na última linha, o usuário notará que os PREÇOS são praticamente idênticos.
Essa prática é bem antiga por parte da Intel® e, quando um processador sai de linha, a fabricante preserva o último valor de venda para atender a pedidos específicos por uma arquitetura obsoleta.
Até aí tudo bem... Desde que as multinacionais não estivessem usando essa informação para fundamentarem a defesa de que NÃO são processadores fora de linha, posto que CUSTAM o mesmo que os novos!

A prática é condenável e, no mínimo, subestima o mercado nacional ao oferecer seu encalhes no Brasil.
Continuaremos alertando aos usuários!

Junho/2010 - Sai o Xeon® E5520, entra o Xeon® E5620!
Tabela Comparativa Intel® - Xeon® 5520 / 5620 / 5550 / 5650


Visite Sinco.net