Tecnologia Hyper-Threading completa 10 anos

  
Em 2012 a tecnologia Hyper-Threading completa 10 anos de história.
Introduzida pela primeira vez nos processadores Intel® Xeon® MP codinome Foster, em Março de 2002, a tecnologia HT ganhou visibilidade no mercado mundial quando foi incorporada aos processadores Intel® Pentium® 4 codinome Northwood, em novembro do mesmo ano.

Nesses 10 anos a tecnologia HT esteve presente nos servidores baseados nos seguintes processadores:


Intel® Xeon® X3400 codinome Lynnfield 
Intel® Xeon® W3500 codinome Bloomfield 
Intel® Xeon® W3600 codinome Gulftown 
Intel® Xeon® E3 codinome Sandy Bridge
Intel® Xeon® E3 codinome Ivy Bridge

Intel® Xeon® codinome Foster
Intel® Xeon® codinome Paxville
Intel® Xeon® 5000 codinome Dempsey
Intel® Xeon® E5500 codinome Nehalem
Intel® Xeon® E5600 codinome Westmere
Intel® Xeon® E5 codinome Sandy Bridge

Em nossa postagem sobre as tecnologias Hyper-Threading e Turbo Boost exemplificamos a capacidade do Hyper-Threading em simular 2 núcleos lógicos para cada núcleo (core) físico.


X5650 com HT - Gerenciador de Dispositivos

X5650 SEM HT - Gerenciador de Dispositivos

A vantagem para o usuário que habilita a tecnologia Hyper-Threading é a maneira otimizada como os processadores receberão e processarão as tarefas (threads).
Como as operações cotidianas de um servidor são um encadeamento de várias tarefas , o servidor recebe várias threads de processamento e, usando as janelas de ociosidade entre as sequências de processamento, os processadores Xeon® usam os núcleos lógicos do HT para otimizarem o processamento e, com isso, concluírem as tarefas em tempo menor.


Atualmente a tecnologia HT está presente em quase todos os processadores Intel® Xeon®, à exceção dos modelos de entrada, onde a economia de custo não justifica ter esse recurso negligenciado. Exemplos:
Visite Sinco.net