Workstations Granite Pass Dual Xeon® E5-2400

Workstations Granite Pass Dual Xeon® E5-2400

A família de Workstations SINCO modelo Granite Pass vem de encontro às necessidades de diversos segmentos de Workstations empresariais por equipamentos de alto desempenho com custo mais equilibrado.
São modelos biprocessados com capacidade escalável de memória e armazenamento flexível através do uso híbrido de HDs mecânicos e/ou unidades sólidas SSD.

Processadores Intel® Xeon® E5-2400

Processadores Intel® Xeon® E5-2400:
Essa linha de estações foi desenhada para biprocessamento, através de 02 (dois) Processadores Intel® Xeon® E5 da família 2400 (6-Core ou 8-Core).
Com a tecnologia Hyper-Threading™ a gama de processadores disponíveis permite entregar sistemas biprocessados com até 32 núcleos de processamento (Dual 8-Core com HT).

Uso de apenas 1 processador em plataformas biprocessadas:
Apesar de bem menor que no passado, ainda ocorre uma discreta parcela de usuários que questionam sobre adquirir uma plataforma biprocessada porém, visando economia de custos, embarcando apenas 1 processador Xeon®.
Essa opção de compra é fortemente desencorajada, uma vez que todos os custos que envolvem a preparação para equipamentos biprocessados serão envolvidos (placa mãe com 2 soquetes, fonte com alimentação para 2 processaores, gabinetes de dimensões maiores etc) em contrapartida, a única economia será o custo do segundo processador.
Visitando modelos de Workstations e Servidores, e atentando aos custos avulsos de cada processador, é fácil perceber que o custo de 1 processador oscila entre 10% e 25% do valor total do equipamento e, por se tratar de abdicar do segundo processador, representa abrir mão de 50% do poder de processamento. Sumarizando: Uma economia de 10% a 25%, em detrimento de 50% de perda (ou "não ganho") de desempenho, não é uma escolha indicada.
Uma parcela ainda mais reduzida de usuários crê que a aquisição de um modelo biprocessado com apenas 1 processador assegurará um crescimento futuro (upgrade para o segundo processador). Essa expectativa precisa ser controlada, pois não se trata apenas de adquirir um segundo processador! Para uso em paralelo é mandatório que os 2 processadores tenham sido fabricados com o mesmo Stepping Code (vulgo "SL number"). Como o Stepping Code sofre alterações sazonais (como revisões de fabricação), a tarefa de obter um segundo processador com o mesmo "SL Number" do primeiro acaba comprometendo os planos de upgrade do usuário.
Processadores Intel® Xeon® E5-2420

Placa mãe Intel® S2400GP2:
A placa mãe Intel® S2400GP2 é a base da arquitetura estável da linha de placas para servidores e workstations da Intel®.
Sendo a base de toda a configuração, essa placa embarca as portas SATA, saídas USB, saídas de rede e slots PCIe de terceira geração.
Intel® S2400GP2 (Granite Pass)
Memória:
Com 12 slots de memória, essa família de workstations permite configurações até o limite de 384GB de RAM, populadas através de módulos DDR3 com ou sem ECC; registradas, ou não.
Em um cenário prático sugerimos configurações:
Até 48GB populando 12 slots com módulos de 4GB;
Até 96GB populando 12 slots com módulos de 8GB ECC REG.

IMPORTANTE: Os slots de memória são atrelados aos processadores, sendo 6 slots para cada processador. Portanto, para reconhecer a totalidade de slots é necessário o uso de 2 processadores.

S2400GP2 - Memórias

I/O : SSD e/ou HDD
As workstations trazem 2+4+4+4 portas SATA, sendo:
02 Portas SATA 6Gbps nativas (sugeridas para uso de SSD)
04 Portas SATA 3Gbps nativas (habilitadas apenas com o uso de RAID)
e 04 portas SATA 3Gbps ativadas através de chaves de ativação comercializadas como opcionais.
Através desses arranjos de discos é possível obter configurações de I/O de diversas formas, envolvendo unidades mecânicas de HD e unidades SSD (drives sólidos).
Na imagem abaixo nota-se o índice de desempenho do windows® atribuído a um volume baseado em SSD Intel® de 120GB da Série 520:

Desempenho de I/O

Interfaces de Rede GbE, FireWire e Áudio:
As estações Granite Pass são dotadas de 02 (duas) interfaces de rede Intel® PowerVille i350 10/100/1000 (Gigabit), através das quais é possível agregar link e, com isso, obter elevada taxa de tráfego de rede (Quad Gigabit).
Muitos usuários clamavam por mais saídas GbE nas workstations (as quais, em geral, embarcavam apenas uma ou duas interfaces de rede), pois são equipamentos empregados na manipulação de grandes arquivos (vídeos, animações, grandes imagens, etc) e, uma vez que o recurso de Link Aggregation seja permitido em seus switchs, é possível trafegar grandes arquivos sem degradação de desempenho.

Rede Intel® PowerVille i350 10/100/1000

As placas S2400GP2 não embarcam saídas Firewire, bem como não trazem áudio incorporado.
Para usuários profissionais, sugerimos a aquisição de uma placa de áudio PCIe. Para usuários sem demandas especiais de áudio, basta aderir uma interface de áudio USB.

Gabinete Intel® SC5650WS
Gabinete e Fonte:
Integradas no chassis Intel® SC5650WS as estações contam com excelente circulação interna e baixo nível de ruído (perceptível quando há elevada demanda de processamento, já que os ventiladores atuam dinamicamente e, portanto, atingem altas rotações quando o processamento atinge a marca de 100%).
Esses chassis possuem uma fonte PFC Ativo de 1000Watts, capaz de entregar potência a um sistema com 2 processadores Intel® Xeon® E5-2470 (8-Core), 96GB de RAM, 06 HDDs mecânicos de 7200RPM e 02 placas de vídeo de alto consumo (modelo de referência nVidia GTX 570) sem atingir 60% de carga.

Workstations Granite Pass Dual Xeon® E5-2400

Referências de Consumo:
Realizamos medições de consumo em modelos biprocessados Xeon E5-2420 (6-Core) com HT.
As medições foram publicadas na postagem: Referências de Consumo para Workstations Dual Xeon® E5-2400 Granite Pass.
Visite Sinco.net