Nicholas Negroponte, além de fundador e presidente emérito do Media Lab do MIT, é presidente da One Laptop Per Child Foundation, uma fundação que já distribuiu 3 milhões de computadores portáteis, através de 40 países.
Em geral o projeto de inclusão digital envolve a distribuição de laptops sob a tutela de professores. Entretanto, nas aldeias etíopes de Wonchi e Wolonchete, não só não haviam professores, como toda a população era analfabeta.
Os responsáveis da OLPC apenas instruíram aos adultos como operar o carregador solar e deixaram duas caixas com tablets na aldeia, sem qualquer orientação adicional. Como não havia conexão à internet, os tablets embarcavam como conteúdo pré-instalado alguns programas educativos, livros, filmes e jogos.
Semanalmente os responsáveis visitavam as aldeias para trocarem os cartões de memória dos tablets, onde estavam registradas as atividades dos usuários (todas crianças entre 4 e 8 anos)!
Os resultados foram surpreendentes:
- Apenas 4 minutos após a equipe deixar a aldeia as crianças já haviam aberto as caixas e descoberto como ligar os tablets (lembrando que eles jamais tinham tido contato com um botão de liga/desliga antes);
- Logo na segunda semana cada criança já usava, em média, 47 aplicativos por dia;
- Duas semanas depois, as crianças já disputavam quem soletrava o alfabeto mais rápido;
Em 5 meses :
- Os tablets NÃO permitiam personalização, entretanto, passados cinco meses, cada criança já tinha um tablet completamente diferente;
- As crianças haviam conseguido habilitar a câmera em um tablet que alguém tinha deixado desabilitada por engano;
- uma das crianças que brincava com programas de alfabetização que usam imagens de animais, abriu um programa de desenho e escreveu a palavra “Lion”;
Os responsáveis da OLPC perceberam que aquilo que uma criança descobrisse sobre os tablets era compartilhado rapidamente com todas as crianças, formando uma rede solidária de aprendizado espontaneamente.
Fenomenal !
Fonte: EmTech Preview: Another Way to Think about Learning