Certamente o gestor de TI ou o administrador de Datacenter já devem ter visto uma postagem que alerta aos usuários domésticos para o uso eficiente do ar-condicionado.
Nela o engenheiro de um grande fabricante de climatizadores sugere que a temperatura ideal para economia de energia é de 23ºC, desmistificando um consenso de massa que apontava para os 17ºC.
Nesse artigo o engenheiro aponta uma possível economia de até 50% no consumo de energia.
Muitos usuários nos questionaram sobre essa informação e, corroborando a informação da Midea/Carrier, há mais de uma década indicamos que a temperatura AMBIENTE ideal para o uso de servidores é abaixo dos 25ºC (ou seja, os 23ºC coincidem com nosso aconselhamento) e, como alerta de temperatura, deve ser considerado o limite de 30ºC (ambiente) pois, a partir dessa temperatura, os equipamentos atingirão o limite de temperatura interna e passarão a operar com redução de clock e, até mesmo, poderão forçar o desligamento preventivo.
É importante que os administradores de Datacenter compreendam que a maneira mais eficaz de controlar o consumo de energia com refrigeração inicia no correto dimensionamento do sistema (BTUs e TRs).
A título ilustrativo é bom recordar que cada servidor monoprocessado demanda, em média, 600BTU, enquanto os modelos biprocessados demandam, em média, 800BTU.
Outro fator que pode causar grande influência na carga térmica é a disposição dos equipamentos no rack.
Esse detalhe também já foi alvo de alertas nossos no passado e, como não custa reforçar, é importante que a posição dos equipamentos permita que a "chaminé" (cortina de convecção) na parte traseira ganhe mais espaço (cubagem) na parte superior do rack.
Mais uma vez recordamos que as referências de temperatura que estão sendo mencionadas tratam da temperatura ambiente, ou seja, externa ao equipamento.
Para que a refrigeração INTERNA ocorra de maneira eficiente, é mandatório que o equipamento receba limpezas periódicas.
A periodicidade varia conforme a exposição do seu ambiente a pó/poeira, por isso, é importante que cada gestor defina sua janela de manutenção e cumpra-a seriamente.
A limpeza é fundamental pois a refrigeração dos componentes internos é baseada na ventilação forçada sobre dissipadores (não só dos processadores, mas também sobre chipsets, memórias, processadores de I/O de controladoras etc) e, quando há acúmulo de poeira sobre essas massas metálicas a troca térmica é severamente prejudicada.
É fundamental eliminar todos os acúmulos que posam estar isolando as partes metálicas do fluxo de ar!
Artigo de referência: Use 23°C - Felipe Brochier no LinkedIn