Facebook anuncia Datacenter na Suécia

Facebook Datacenter Suecia

Nessa quinta feira o Facebook anunciou a construção de seu primeiro datacenter fora dos Estados Unidos. A localização escolhida foi Luleå, na Suécia, uma cidade com pouco mais de 45mil habitantes, situada mil quilômetros ao norte de Estocolmo e a apenas cem quilômetros do círculo polar ártico.
Com investimentos previstos entre €330M e €550M, o projeto contará com três server farms, onde o primeiro módulo entraria em operação no próximo ano e as três farms estariam plenamente funcionais até 2014.

Ecologicamente falando...
Kevin Grandia, diretor do Greenpeace, publicou em seu twitter:

"Oh meu Deus, Facebook! Adoramos seu DataCenter verde na Suécia! Seria ótimo se vocês tornassem isso global, o que acham?"

O motivo do elogio/provocação fundamenta-se em um estudo publicado pelo Greenpeace em abril desse ano (How dirty is your data?) onde apuraram que cada DataCenter do Facebook consome energia correspondente a 30mil lares americanos e, o mais grave, energia gerada a partir da queima de carvão!
Como metade do consumo de energia em um DataCenter é empregado em refrigeração, a escolha por uma cidade de clima subártico mostra-se muito inteligente. Somando-se a isso o fato de Luleå gerar energia renovável a partir de hidrelétricas, encontramos a equação que dá ao novo DC do Facebook o direito de ser chamado de verde!
kevin grandia
Luleå...
Com temperaturas variando entre -16°C e +19°C a cidade mostra-se vantajosa para um projeto de refrigeração, mas isso seria motivo bastante para edificar uma instalação em lugar tão remoto?
Certamente não!
Um dos maiores valores de Luleå está sendo esquecido pela mídia ao noticiar a decisão do Facebook.
Luleå - com uma população de 45mil habitantes - tem 2mil empregados na indústria de TI, além de ter sido berço de diversas tecnologias ligagas a TI e Telecom (como a primeira chamada GSM do mundo, em 1989 e o desenvolvimento da tecnologia OFDM, a base do 4G).
Além disso tudo, Luleå conta com a Universidade Técnica de Luleå.


Universidade Técnica de Luleå...
Dos 45mil habitantes de Luleå, 1500 trabalham e 16mil estudam na Universidade Técnica de Luleå e, desses estudantes, 550 estão em pós-graduação!
Luleå é um celeiro de mentes brilhantes, desenvolvendo tecnologia para gigantes como Shell, Ericsson, Scania, Airbus, Volvo Aero e IBM.
Não bastasse, a Universidade Técnica de Luleå mantém programas de cooperação com universidades como Monash University e Stanford University (entenderam agora como o Facebook chegou a Luleå? Stanford foi a ponte).

Prefeito de Luleå e funcionário do Facebook:
Prefeito de Lulea

Página Luleå Datacenter no Facebook
Fotos de Luleå Datacenter no Facebook
Luleå na Wikipédia
LTU and Facebook might be significant partners
Luleå University of Technology
Universidade Técnica de Luleå - Wikipédia
Artigo de Kevin Grandia

UPDATE em 05/04/2012 : Foto postada no Facebook de Luleå DC :
O Datacenter começa a tomar forma
Datacenter começa a tomar forma

UPDATE em 16/04/2012 : Foto postada no Facebook de Luleå DC :
Guindaste operando durante a construção do Datacenter de Luleå


Visite Sinco.net