Microsoft apresenta logo do Windows® 8 com forte inspiração no Windows 1.0 de 1985

Windows 8 Logo
Sem muito alarde de mídia a Microsoft® publicou em seu blog o logotipo para o novo Windows® 8 e, em pouquíssimo tempo já conseguiu destaque em diversos veículos pela nítida semelhança com o (pouquíssimo conhecido) Windows 1.0 de 20 de novembro de 1985.
O logo monocromático e trapezoidal vem acompanhado do nome Windows® 8 em fonte helvética dos anos 50, a International Typographic Style (ou design Swiss). A facilidade de leitura e é a base para a interface Metro, projetada pela Microsoft para o Windows® Phone 7 e estendida para todos os produtos Windows®.

Segundo Sam Moreau, Diretor de Experiência do Usuário para o Windows®, o novo logo resgata propositalmente a ideia original de janela que foi apresentada num passado distante com o Windows® 1.0.


Um trecho que chama a atenção no post do blog cita que, ao contratar a empresa Pentagram para desenvolver o novo logo, Sam ouviu da designer Paula Scher uma pergunta simples: "Seu nome é Janelas, por que vocês usam uma bandeira?"

Ainda em seu post, Sam Moreau afirma: "Já dissemos que o Windows® 8 é uma reimaginação completa do sistema Windows®, por isso nada foi deixado de lado, incluindo o logotipo. O logo do Windows® tem força e é largamente reconhecido, mas percebemos que o novo logotipo deveria refletir o novo estilo da interface Metro e também seria uma oportunidade de reconectar com as características poderosas das suas encarnações passadas".


Windows 8 Logo
Referências:
Visite Sinco.net