Heart Across America: o novo desafio de Sean Maloney

Sean Maloney

Sean Maloney era o primeiro na linha de sucessão para ser o próximo CEO da Intel, quando ele teve um derrame em 2010.
Após uma recuperação extraordinária, chegando a reaprender a falar com o outro lado do seu cérebro, Sean Maloney retornou a Intel e liderou os negócios da empresa na China, seu maior mercado, mas foi preterido ao cargo de CEO e se aposentou. Desde então não abrandou mais sua dedicação.

World Stroke Day - 29 de outubro

Em 29 de outubro, Dia Mundial do AVC (strokeassociation.org), a American Heart Association anunciou que Maloney (que preside a divisão do Vale do Silício) vai pedalar de São Francisco a Nova York,  para arrecadar doações e promover a conscientização sobre o AVC e a prevenção de ataque cardíaco.
"Os ataques cardíacos são o assassino número 1 do mundo, e os derrames são quase tão comuns. Muitas pessoas morrem porque não têm um ultrassom das artérias", diz Maloney, que sofreu o derrame aos 54. 
Pai de seis filhos, Sean Maloney era um ávido remador e corredor e manteve-se em excelente condição física, assim pensava.
"Fiz tudo o que era suposto fazer, exceto um. Eu não tinha um ultrassom da carótida. Eu não sabia que eu tinha uma artéria obstruída, uma bomba-relógio silenciosa."
Heart Across America

O sucesso estrondoso do Desafio do Balde de Gelo (que arrecadou mais de 100 milhões de dólares para a Fundação ALS  durante o verão do hemisfério norte), despertou a ideia para a pedalada "Heart Across America" (heartacrossamerica.org). Ele planeja começar a sua jornada em Março de 2015. "Vai demorar dois meses, fazendo 100 milhas por dia", diz ele. O ex-vice-presidente executivo da Intel já está treinando 60 milhas por dia com sua bicicleta e está recrutando amigos, principalmente executivos da indústria de tecnologia, para pedalarem junto, pelo menos, parte da rota de 5.000 milhas quilômetros através de Dallas, Chicago e uma dúzia de outras cidades, onde a American Heart Association sediará eventos e oferecerá exames médicos gratuitos.

Rota: HeartAcross America

Segundo Maloney, a ideia é construir um movimento. Ele quer que ciclistas de todas as idades e lugares, pedalem com ele e tirem fotos com sua bicicleta e um cartaz, dizendo: "Eu pedalei uma milha (ou 10 ou 100 milhas) para salvar vidas", e depois postem as fotos e as doações para a American Heart Association e para a American Stroke Association no site da "Heart Across America" (heartacrossamerica.org), desafiando um amigo, familiar ou colega a fazer o mesmo.

Sean Maloney - Heart Across America


A viagem cross-country é apenas um dos empreendimentos de Maloney para ajudar a reduzir ataques cardíacos e derrames. Ele está trabalhando com alguns amigos no Vale do Silício em um projeto para desenvolver um ultrassom de baixo custo que permita às pessoas verificarem suas artérias através de dispositivos móveis e/ou quiosques espalhados por lugares como Walmart e CVS.
"25 anos atrás previam que ultrassonografias deveriam substituir estetoscópios. Isso nunca aconteceu", diz Maloney. "Os ultrassons ainda são muito caros. Eles custam cerca de US$ 10.000! Precisam cair para muito menos que isso."
Com sua impaciência de executivo intacta, ele está trabalhando para corrigir isso.

No video abaixo (youtu.be/QuA-So3oSlQ) Maloney fala sobre sua recuperação e sua grande viagem pela frente, a qual ele diz que será "a segunda coisa mais difícil que eu já fiz."


Visite Sinco.com.br