Como popular slots de memória em placas S2600CP (Canoe Pass)

S2600CP - Slots de Memória
Para obter o melhor desempenho dos servidores Canoe Pass (baseados nas placas S2600CP), é mandatório que os slots de memória sejam populados conforme a configuração ideal.

Muitos usuários nos questionam sobre esse mapa de ocupação quando vão realizar um incremento de memória (upgrade).
S2600CP - Nomenclatura dos Slots

Seguindo a tabela acima, é possível notar a distribuição de 8 slots para cada processador, distribuídos entre 4 canais (2 memórias por canal).

Primeiro devem ser populados os slots AZUIS e, em equipamentos com DOIS PROCESSADORES, os módulos devem ser distribuídos entre os dois processadores (sempre ocupando primeiro os slots azuis).

Alerta 1: Alguns integradores ocupam os slots azuis e pretos (A1+A2, por exemplo), pois acreditam que 2 módulos criam o duplo canal; todavia, ao ocuparem A1+A2, esses integradores estarão usando apenas o canal A!
O correto é ocuparem os slots A1 + B1 (ambos azuis no processador 1) pois, dessa forma, habilitarão o duplo canal por estarem agregando Canal A + Canal B.

Alerta 2: Os slots pretos somente deverão ser usados quando TODOS os azuis já estiverem populados!

Alerta 3: Em equipamentos com apenas 1 processador, os slots de E1 a G2 não estarão ativos, pois dependem do segundo processador para serem ativados (conforme mencionamos na postagem "Apenas 1 processador em plataformas Bi-processadas")


Alerta 4: Ao adquirir módulos para upgrade, é importante atentar para que os módulos tenham mesmo Part Number, de forma a evitar incompatibilidades por especificações diferentes!
Módulos com capacidades DIFERENTES (8GB e 16GB, por exemplo) serão perfeitamente compatíveis entre si, desde que o Part Number seja o mesmo, alterando apenas a capacidade.


Visite Sinco.com.br