Comparar MTBF de marcas diferentes não é uma opção segura

Na postagem de hoje tentamos exemplificar com uma situação prática sobre um assunto mal compreendido: o MTBF de discos rígidos.
Tomando como exemplo que um disco rígido padrão de mercado apresenta MTBF de 500.000 horas, se dividirmos 500.000 por 24 horas chegaremos a 57 anos de ciclo de vida. Algum HD dura 57 anos? Certamente não!

MTBF
Mesmo sendo o artigo Wikipédia sobre MTBF pouco esclarecedor, ele elucida que o cálculo de MTBF envolve (além de incontáveis variáveis), uma metodologia baseada em estatística.
A indústria de discos rígidos, em geral, adotada uma amostragem de 1.000 peças, portanto, se montarmos um cenário de 1.000 HDs com MTBF de 500.000 horas, essas unidades terão uma estatística de 1 falha a cada 500 horas (ou seja, a cada 20,8 dias).

Na prática...
Em um parque de servidores com 1.000 HDs com MTBF de 500.000 horas - ou seja, com uma falha a cada 20,8 dias - e arbitrando um ciclo de vida de 3 anos (tempo de garantia do fabricante), teremos:
3 anos = 1095 dias de uso
1 falha a cada 20,8 dias (500 horas)
Total : 52 HDs falharão ao longo de 3 anos.
Taxa média de falha : 5% no ciclo de vida, ou 1,7% por ano.

Porém... Falha não é defeito...
Olhando a simulação acima o usuário pode pensar que o índice de RMA de HDs é de 5%.
Os índices de RMA da indústria são bem abaixo disso e, como demonstramos no exemplo, o acervo de 1.000 discos rígidos apresentou 5% de falhas no ciclo de vida, mas não de defeitos.
Falhas podem compreender eventos simples - como a perda do fluxo de gravação de um arquivo - até mesmo eventos críticos - como a quebra mecânica, levando à condenação da unidade.

Critérios proprietários
Infelizmente, para fins de comparação, o cálculo de MTBF não segue uma norma padronizada para toda a indústria de HDs.
Cada fabricante define seus critérios para medição de MTBF e, por isso, algumas marcas (menos criteriosas) apresentam estimativas de MTBF bem mais infladas para seus produtos. Isso gera uma expectativa de confiabilidade bem distinta entre modelos e marcas.

Critérios adotados pela Seagate®
Como trabalhamos exclusivamente com discos rígidos da Seagate®, os critérios de cálculo são padronizados pela fabricante para todas as linhas de produtos e, portanto, são válidos para comparação entre modelos diferentes do fabricante.
Todavia, como outros fabricantes adotam parâmetros distintos, não é válido comparar os valores apresentados para MTBF entre unidades Seagate® e unidades fabricadas por outras marcas.

Visite Sinco.net