Especialidade de hoje: Medicina

Cirurgia cardiaca
Quem se sentiria seguro de entregar nas mãos do melhor ortopedista do país uma cirurgia neurológica?

Para o paciente (nesse caso, o "usuário"), por mais renomado que seja o ortopedista, certamente ele (o paciente) não teria confiança nesse profissional.

Em mercados maduros o consumidor conhece as especialidades de cada profissional, mesmo sendo todos "médicos".

Não importa quão ilustre e reconhecido seja esse profissional. Ele próprio, conhecedor de suas habilidades, encaminharia esse paciente a um neurocirurgião.

Além do aspecto técnico, a especialização traz vantagens "mercadológicas". Um neurocirurgião conhece as práticas e técnicas mais indicadas para cada caso, participa de congressos, acompanha os lançamentos da indústria médico/farmacêutica, tem referências dos melhores centros cirúrgicos, está cercado por uma equipe que o auxilia e conhece seu modus operandi há anos, além de acumular anos de experiência especificamente em sua área de especialização.

O paciente (usuário), por sua vez, tem a percepção clara de que, ao precisar de um neurocirurgião, sequer prestará atenção na lista de cardiologistas, pediatras e ortopedistas que venham a lhe indicar, pois a maturidade do mercado já ensinou ao "usuário" por qual especialidade buscar.

Através dessa analogia tentamos demonstrar que empresas de tecnologia, não necessariamente, possuem o expertise para serem fornecedores de servidores.
O fato de uma empresa de tecnologia ser um renomado fornecedor de desktops, notebooks, impressoras, no-breaks e games não a qualifica como especialista em servidores.
O mercado de TI ainda é novo e, por isso, não atingiu a maturidade necessária para que seus usuários saibam distinguir claramente as especialidades de cada segmento.


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