Resumo: Intel® Solutions Summit 2013

Intel® Solutions Summit 2013

A Intel® realizou a edição 2013 do Intel® Solutions Summit, de 18 a 22 de março, em Los Angeles, Califórnia.O evento contou com a presença das principais empresas das Américas do Norte, Central e do Sul na categoria Platinum do canal Intel®.


Ultrabooks Conversíveis
Uma presença marcante foram os ultrabooks conversíveis. Como seus antecessores, esses ultrabooks são leves e imprimem longa autonomia de bateria, porém, confirmando a tendência dos tablets, os modelos conversíveis permitem girar e sobrepor a tela (ou destacar a tela), usando-os como um tablet em tarefas mais dinâmicas.

AIO
Destaque também para a enorme variedade de PCs "All-in-One" com telas de toque.
Esses PCs são a evolução natural do PC tradicional, trazendo a CPU para dentro da carcaça do monitor, sendo uma solução elegante e funcional para ambientes corporativos e domésticos.
Assim como vimos nos ultrabooks, as telas sensíveis ao toque são uma tendência irreversível, proporcionando ao usuário uma experiência semelhante no uso de smartphones, tablets, ultrabooks e PCs AIO.

All in One

10GbE em RJ-45 Cat6
Uma novidade que chamou muito a atenção foi o lançamento das placas de rede para servidor com tráfego a 10GbE sobre cabos de par trançado (RJ-45 categoria 6).
Antes restritas aos cabos de fibra (trazendo um ônus elevado na construção da infraestrutura), agora a Intel® oferece placas de rede com uma opção excelente de largura de rede, preservando o investimento já feito em infraestrutura.
Esses modelos chegarão ao Brasil no segundo trimestre desse ano.

10GbE RJ-45

Controladoras RAID
Já aclamadas pelo mercado de Storage, as placas controladoras de RAID da Intel® incorporaram melhorias para os modelos de 2012/2013.
Os modelos de 2012/2013 foram atualizados via firmware com avanços no suporte à tecnologia FastPath I/O, através da qual é possível aderir discos de estado sólido (SSDs) na forma de Cache do volume RAID.
Além disso o software da plataforma de gerenciamento dos volumes (o console de RAID) também recebeu diversas melhorias, facilitando a gestão do administrador de servidores.

Intel RAID

Mais opções de servidores
O conceito de "Building Blocks" da Intel® é uma gama de acessórios e opcionais que, aderidos às plataformas de servidor da Intel® permitem adicionar recursos conforme a demanda de cada cenário.
Alguns fabricantes desenham diversos modelos variantes a partir da mesma placa mãe, alguns com mais portas de rede, outros com RAID via hardware, outros com mais portas SATA etc. Já a Intel® desenvolve poucos modelos de base, extremamente robustos e confiáveis e, conforme o usuário necessite de um recurso a mais, basta agregar uma chave de ativação, ou uma controladora ROMB (RAID-on-Motherboard), ou uma ativadora de portas etc.
A grande vantagem dessa arquitetura é a padronização dos modelos, facilitando inventário e, sobretudo, o processo de garantia local (uma vez que bastam alguns modelos em estoque no Brasil para que sejam atendidas as garantias de um grande número de usuários)

Servidores Intel

NUC (Next Unit of Computing)
Com a miniaturização dos componentes a Intel® conseguiu desenvolver uma solução com dimensões reduzidas e extremo desempenho.
O NUC é um PC completo (com processadores Core i5 ou i7, memória, drive SSD e saídas HDMI) encerrado em um gabinete medindo apenas 10cm x 10cm (4" x 4" x 1.5").
Um NUC pode ser fixado na furação VESA de um monitor, ou mesmo ser fixado sob o balcão de um PDV, por exemplo.

Intel NUC (Next Unit of Computing)

Impressoras 3D
Como em todos os eventos de tecnologia dos últimos anos a presença de impressoras 3D foi massiva, porém, ainda empolgando muitos visitantes.
Os novos modelos evoluíram bastante em velocidade, mesmo assim, ainda demandam longos minutos para edificarem peças em dimensões reduzidas.
A tecnologia é brutalmente promissora e, certamente, essas construtoras de nylon ainda terão lugar de destaque nos próximos eventos de TI.

Impressora 3D

A proximidade com os executivos Intel®
Sem dúvida, para nós, a grande vantagem de participarmos de um evento como esse é a possibilidade de revermos antigos contatos da Intel® (além de conhecermos novos).
Os executivos têm uma visão a longo prazo bem ampla, pois a Intel® é uma empresa que atua em mercados dos mais variados possíveis.
Conhecermos tendências que ganharam musculatura em países como Rússia e outros do leste europeu, mas ainda não tiveram impulsão no Brasil; sermos apresentados a experiências que geraram casos de sucessos na Ásia, recebermos alertas sobre tecnologias que já estão desaparecendo na Europa e Estados Unidos, mas ainda são vigorosas no Brasil são, certamente, informações que contribuem para vislumbrarmos um cenário futuro em nosso país.
A oportunidade é excelente e esperamos por 2014 !

Visite: Álbum de fotos do evento 2013
Arquivo: Intel® Solutions Summit 2012
Arquivo: Intel® Solutions Summit 2011
Arquivo: Intel® Datacenter Summit 2009
Arquivo: Intel® Community Summit 2007
Arquivo: Intel® Solutions Summit 2006
Arquivo: Intel® Solutions Summit 2005 
Arquivo: Intel® Solutions Summit 2004

Visite Sinco.com.br