Procon-SP atualiza lista com sites que devem ser evitados para compras online

Procon-SP

O Procon-SP atualizou a lista de sites de vendas via internet que devem ser evitados pelos consumidores.
Integram a lista os sites que receberam maior número de reclamações por irregularidades no comércio eletrônico, principalmente por falta de entrega do produto e ausência de resposta.

A lista com o nome das empresas denunciadas pode ser consultado no site do Procon:
http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_sitenaorecomendados.pdf

Também no site do Procon há um informativo orientando ao consumidor sobre cautela em compras via internet.
(http://www.procon.sp.gov.br/pdf/ACS_orienta_comercio_eletronico.pdf)

Além das dicas mais propagadas pelo Procon, sempre sugerimos que o consumidor faça uma busca na Receita Federal para verificar se as empresas virtuais são reais!

Sugerimos esse passo a passo:
:: Para empresas com domínio .COM.BR, verifique no site Registro.br os dados da empresa (CNPJ e endereço).
:: Copie o CNPJ da empresa e verifique no site da Receita Federal se esse CNPJ está ATIVO e, sobretudo, se o endereço registrado é o mesmo que consta no site e no registro.
:: Para empresas com domínios estrangeiros (.COM e .NET), verifique no site whois.domaintools.com se a empresa brasileira que registrou o domínio é a mesma que registrou o domínio .BR
:: antes de fechar a compra, faça pesquisa no site da Fundação Procon-SP para verificar se a empresa tem registro de reclamações.
:: consulte o Reclame Aqui e as redes sociais para verificar se existem reclamações;
:: jamais realize depósito em conta corrente de pessoas físicas. É fundamental que o depósito seja feita em uma conta corrente cujo titular seja o CNPJ da empresa que está vendendo;
:: desconfie de preços abaixo da média do mercado;
:: verifique o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os procedimentos para reclamação, devolução, garantias, etc;
:: guarde todos os dados das compras: o nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou pedido;
:: Peça que a Nota Fiscal eletrônica (sites de venda interestadual NÃO podem emitir a NF de modelo antigo) seja enviada por e-mail logo após a emissão. Não espere o produto chegar para perceber que não acompanha Nota Fiscal!


Referências Comerciais em tempos de internet...

Dicas já publicadas em nosso blog:
Dicas para consumidores de e-Commerce
Referências Comerciais em tempos de internet...
Procon-SP divulga lista com mais de 200 sites que devem ser evitados para compras online
Lembramos que, ao valorizar empresas legais, o consumidor não está apenas se protegendo, mas ajudando a criar um país mais saudável e honesto para seus filhos.
O melhor do Brasil é o Brasileiro